Bom, no minimo seria engracado se a MS publicasse um benchmark onde ela
perde... :)

Stored Procedures: parte da discussao de nao se utilizar Stored Procedures
e' para manter o codigo portavel, certo? O meu ponto aqui e' que por nao ter
que pagar o preco de ser cross-platform, e' mais facil otimizar o codigo,
quer seja isso em banco de dados ou na camada de componentes. Da mesma forma
que e' mais facil otimizar a aplicacao usando procedures do SQL Server 2000,
tambem e' mais facil otimizar o .NET Framework apenas para Windows.

Cluster: sim, e' possivel escalar para multiplos servidores em diferentes
topologias, por exemplo, componentes e apresentacao em servidores
diferentes, ou no mesmo servidor com multiplas maquinas com balanceamento de
carga. Note que em geral, a segunda opcao escala muito melhor, por ter uma
camada (fisica) a menos, a performance quase sempre e' superior. Em geral
nao vale a pena pagar o preco da comunicacao atraves da rede para a camada
de apresentacao acessar os componentes de negocio exceto para componentes
muito pesados, que demoram muito tempo para executar. Uma regra pratica e'
que se o componente executa mais rapido que o round-trip atraves da rede,
entao nao vale a pena separar fisicamente o componente da camada de
apresentacao. Agora, voltando ao assunto escalabilidade, mesmo sem habilitar
o ASP.NET output caching, estamos falando de uma diferenca de 4 vezes mais
performance. Assumindo que a solucao da Oracle escale linearmente (o que nao
e' muito comum em objetos distribuidos), isso significa que voce teria que
colocar 4 vezes o numero de maquinas para atender o mesmo numero de
usuarios.

Nao sei se as linhas geradas no processo do deploy do EJB foram contadas,
mas mesmo que tenham sido, note que a mesma informacao destes arquivos estao
contidas em atributos do C# (ou VB se fosse o caso). Mas eu concordo, acho
que seria justo comparar fontes C# vs. fontes Java mais os arquivos que
descrevem o deployment EJB, mas nao o codigo gerado automaticamente.

A pergunta que eu deixo aqui e': considerando que o tempo/custo de
desenvolvimento em .NET seja similar, custo de software seja similar (em
geral Oracle custa mais que MS, mas isso e' outra dicussao), sera que vale a
pena comprar 4 vezes mais maquinas para atender o mesmo numero de clientes
para manter a possibilidade de ser cross-platform?