Isso é muito bonito, mas na hora de pagar o leite , plano de saúde dos meus
filhos o que vale mesmo é o dinherio

[]´s

----- Original Message -----
From: "Giuseppe Proment" <[EMAIL PROTECTED]>
To: <[EMAIL PROTECTED]>
Sent: Wednesday, March 19, 2003 2:15 PM
Subject: Re: [java-list] Salarios para JAVA

Caro Leandro, já que você foi tão enfático, não posso deixar
de responder.

Ganhar muito é mera questão de oportunidade, nada tem haver com
merecimento, certificações, e coisa como 'acreditar' (exotérico, essa...)
parece conversa de auto-ajuda ! ou de recém-formado...,(obs recém-formado
prá mim são 5 anos )

Os profissionais se dividem entre :

1) Os que querem 'ganhar' dinheiro
2) Os que desenvolvem 'código que roda'
3) Os que melhoram a forma de escrever software

Logicamente os primeiros ganham mais. mas não os considero
como 'colegas' de profissão, então não vamos discutir ganhos, porque
não trabalhamos no mesmo ramo...

Então ganhe seu dinheiro se isso te faz feliz ! porque eu
sou feliz melhorando o modo de escrever software... e pra ser
sincero, essa quantidade exagerada de dinheiro nos grandes projetos
é sempre prejudicial, pelo tipo 'seleto' de profissional que atraem.

Encerro com uma frase antiga:
'Se você trabalha demais, não tem tempo para ganhar dinheiro'

[Giuseppe] [EMAIL PROTECTED]
ICQ# 224722889

** may the source be with you **

                      "Zanata,
                      Adalberto"                 Para:
[EMAIL PROTECTED]
                      <[EMAIL PROTECTED]         cc:
                      rso.com.br>                Assunto: Re: [java-list]
Salarios para JAVA

                      19/03/03 11:15
                      Responder a
                      java-list

Entendo o seu ponto de vista e sei que essa discussão enche o saco, mas
acredito que o nível de maturidade
dessa thread tem se mostrado bastante atraente e deve ter continuidade.

Acredito que não seja apenas uma "bobagem" a ser discutida na lista, pois é
de interesse de todos.

Concordo plenamente com a sua visão de equiparação de "tempo" de
experiência, mas não é somente o
conhecimento em Java ou em Ambientes Distribuídos que conta, conta também a
percepção do profissional e a
bagagem de conhecimento que se carrega.

Num curso de Java da Sun não se aprende a ser um bom Analista de Sistemas /
Desenvolvedor, aprende-se a
distingüir as características da linguagem e da tecnologia. E mesmo assim
muitos saem dos cursos "achando"
que sabem alguma coisa e isso sim é que é uma idiotice de se afirmar.

O problema é que se não for tomada alguma atitude em relação a isso, os
profissionais que tem uma experiência
de 05 anos logo-logo serão alvo de um possível corte no mercado de trabalho
e até esses serão submetidos a
rebaixar o seu valor/hora.

Dificilmente achei uma consultoria que soubesse aquilo que está pedindo. Os
caras te perguntam: "-Quanto
tempo você desenvolve em Java/J2EE?", mas não te questionam sobre as coisas
mais importantes, que não
estão relacionadas somente com a tecnologia. Se encontrarem qualquer
iniciante que saiba algo da tecnologia,
tratam logo de contratar 02 ou 03 desses ao invés de contratar alguém que
domine realmente aquilo sobre o
que está falando.

É mais "vistoso" "inchar" a fábrica de software do que ter qualidade. E é
isso o que está acontecendo.

Não acho que devamos pensar em "descer" para depois "subir". A vida
profissional deve ser "cadenciada".

Olhar pra trás?! Nem pensar, não aconselho ninguém a fazer isso (em termos
profissionais). Isso é um atraso de
vida.

Pense em uma coisa: Suponha que daqui a dois anos a tecnologia Java seja
derrotada e o .Net for a estrela do
momento. Quase todos nós olhamos "torto" para essa tecnologia e a evitamos
ao máximo, portanto, quase
ninguém dessa lista está se preparando para enfrentá-la, não é mesmo?!
Vocês se rebaixariam para poder
arrumar uma oportunidade de trabalho com .NET?!  Mesmo sabendo da
capacidade que vocês têm hoje?

É muito relativo...

Acredito que essa thread está levando a alguma coisa sim e deve ser tratada
com mais seriedade.

[]s a todos

Zanata, Adalberto
[www.espacoreverso.com.br]