  From: Desidério Murcho
  To: Logica-L
  Sent: Wednesday, September 17, 2008 1:10 AM
  Subject: Re: [Logica-l] Sem Lógica

  Caros colegas

  Gostaria de fazer alguns esclarecimentos. Em parte porque há coisas que me
irritam. Irrita-me que se fale de filosofia numa lista académica como se a
filosofia fosse lixo que não vale a pena estudar porque a Ciência (com
maiúscula reverencial, quiçá religiosa) é que é o Verdadeiro Conhecimento. E
depois vê-se que ler uns livritos de filosofia e estudar um bocadinho da minha
disciplina até seria boa ideia.

  Comecemos por esta afirmação do colega Ricardo: "seria tomar o conhecimento
científico actual como último e insuperável". Bom, o conhecimento é factivo o
que significa que se alguém, seja quem for, sabe que P, é verdade que P e isso
é insuperável, seja conhecimento científico ou de taxistas. Uma coisa
completamente diferente são as crenças científicas. Estas podem ser revistas
unicamente porque as crenças não são factivas. Mas, claro, que interesse tem
estudar um pouquinho de filosofia? Que interesse tem poder pensar com mais
clareza do que um amador em questões evidentemente filosóficas? Nenhum, porque
a filosofia é lixo. Nem para distinguir cuidadosamente o conhecimento de
crença, coisa que qualquer estudante do primeiro ano de filosofia de qualquer
departamento que se preze sabe fazer, vale a pena estudar esta miséria
acientífica chamada filosofia.

  Segundo, repare-se nesta concepção de metafísica: uma caracterização completa
da realidade. A coisa até está próxima do que podemos encontrar em qualquer boa
introdução à metafísica, como a do Lowe ou do Loux. Só que isto é tomado como
um sonho de loucos, um devaneio que não é Científico, e que nos lança no
domínio da mera opinião. A fobia pela objectividade e pelos resultados chega a
este ponto: somos obrigados a especular, mas não sabemos como isso se faz
porque se despreza a disciplina onde se aprende a especular com rigor,
precisamente porque essa disciplina não é Científica e não apresenta
resultados. Ironicamente, se não aprendermos a especular nunca aprenderemos a
produzir resultados excepto os resultados quotidianos da ciência banal e
quotidiana - e não os resultados da ciência imaginativa, nova, arriscada.

  Estou à muito tempo nesta lista e devo dizer que não me surpreende o desprezo
a que se vota a filosofia e o desconhecimento da bibliografia mais básica. Isto
é comum entre os meus amigos cientistas portugueses, mas não é menos idiota por
isso. Espero que o Ricardo e os outros colegas não fiquem zangados comigo, mas
é tempo de os colegas saberem uma coisa: discutir temas filosóficos como quem
discute futebol é um insulto aos muitos filósofos que roubam tempo à sua
pesquisa para publicar bons livros introdutórios, que permita que qualquer
leitor inteligente aprenda pelo menos um pouco de filosofia para poder discutir
esses temas de uma maneira intelectualmente sólida. Livros de introdução à
filosofia da religião, à teoria do conhecimento, à filosofia da ciência, para
citar só alguns casos.

  E pronto, desculpem-me o desabafo. Mas ponham-se no meu lugar: como reagiriam
se eu desatasse a falar de computação sem mostrar o mínimo domínio da área nem
mostrar qualquer interesse em estudar a bibliografia adequada? Filosofia, caros
colegas, não é cultura geral que se faz nos intervalos de fazer ciência séria.
É uma disciplina altamente especializada, que exige um treino demorado e um
conhecimento da bibliografia relevante, assim como das teorias, problemas e
argumentos em causa.

  Um abraço,

  Desidério