Olá, Rodrigo:

> Por exemplo, tenho visto pouca discussão sobre o anuncio de um russo chamado
> Kiselev que ZF prova que não existem cardinais inacessíveis.

Bom, parece que ninguém entendeu ainda as demonstrações do Kiselev o
suficiente para saber se elas estão corretas...

Aproveito para acrescentar as referências correspondentes:

http://lanl.arxiv.org/find/all/1/ti:+AND+Inaccessibility+Subinaccessibility/0/1/0/all/0/1

Tudo que vi a respeito, infelizmente, foram algumas poucas mensagens
na f.o.m. mês passado.  Nada conclusivo.

> Outras questões surgem: caso Kiselev esteja correto, quais seriam os
> impactos para lógica e fundamentos da matemática?
>
> ZF seria um sistema aceitável caso prove a inexistência de cardinais
> inacessíveis?

E por que não seria? :-)

> Pessoas costumam dizer que caso ZF seja inconsistente, algum recorte seria
> feito que ainda resultaria em um sistema suficiente para
> expressar/formalizar/organizar a maior parte da matemática clássica. Acho
> essa resposta insatisfatória: um sistema que almeja ser (parte de )uma
> fundamentação da matemática não pode ser um frankenstein qualquer.

Bom, muita gente ainda acha que ZF já é um Frankenstein, e que bom
mesmo era se Frege tivesse estado correto nos seus Grundgesetze...

Mas parece que Frege superou o paradoxo e salvou sua carreira de modo
a ainda ser considerado hoje em dia um dos fundadores da Lógica
contemporânea, mesmo após seu fragoroso fracasso no tratamento da
aritmética.  Daí em diante, como sabemos, ele se dedicou à Filosofia,
com bastante sucesso (póstumo?).

Joao Marcos

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/