Rodrigo, não tenho a refrência; é um teorema folclórico. Você o prova, sim,
supondo-lhe, a ZF, a consistência, e a prova é simples - mas o objetivo do
resultado é ilustrar como é raro o ser um teorema em teorias com um conjunto
recursivamente enumerável de teoremas de grau 0', pois o quociente #
teoremas / # sentenças formais tende para zero, no limite.

Foi há muito tempo que ouvi sobre esse teorema, que na verdade vale para
toda uma classe de teorias, e lembro da observação, ser teorema é
acontecimento raro; devido a isso tais teorias acabam sendo consistentes...

Mas, como disse, este resultado não prova a consistência de ZF, apenas
sugere-a.

Poderíamos provar a consistência de ZF? A de PA sai de Paris-Harrington,
especificamente do fato de que a sentença formal:

[F_{\epsilon_0} é total] ---> Con PA

é um teorema de PA. (Kenneth Kunen desenvolveu um algoritmo - sim,
desenvolveu um algoritmo! - que prova Con PA; desse tenho a referência aqui
nalgum canto.)

fad

ahhata alati, awienta Wilushati