Olá João

> ZF seria um sistema aceitável caso prove a inexistência de cardinais
>
> E por que não seria? :-)

Se Kiselev está certo, então eu já começo a desconfiar da consistencia de
ZF. É estranho que ZF prove que não há cardinais sequer fracamente
inacessíveis. Seria análogo a teoria de conjuntos sem o axioma do infinito
provar que não há conjuntos infinitos (e isso é equivalente a ZF é
inconsistente).

O cardinais inacessíveis não são definidos a partir de uma propriedade
combinatória estranha que, caso satisfeita, implica que o cardinal é grande.
São definidos como cardinais que não são alcançáveis pelas operações de
união e sucessor realizadas em ordinais abaixo dele. Como omega para os
ordinais finitos.

> Bom, muita gente ainda acha que ZF já é um Frankenstein, e que bom
> mesmo era se Frege tivesse estado correto nos seus Grundgesetze...

É, por isso eu disse que ZF já poderia ser considerado um remendo e que não
seria o caso de fazer outro remendo caso algum problema seja detectado.

Sobre o Kiselev, acho que ele deveria dar alguns seminários em algum grande
centro explicando a estratégia da prova para que alguns pesquisadores se
envolvam com o problema. Colocado assim no arxiv é mais difícil que as
pessoas se esforcem para entender tudo do zero, sem ter uma visão geral da
estratégia.

Abraço
Rodrigo