Obrigado Márcio e a todos os que nos cumprimentaram aqui na lista ou por
meio de mensagens privadas.

Acho que esse tipo de trabalho deveria sim ser mais valorizado, mas não por
esse caso específico do Nelson. De fato não é difícil achar o erro. Tenho
certeza que o Daniel concorda comigo: não há muito mérito nesse caso.

Temos no horizonte o trabalho do Kiselev, afirmando que não há cardinais
inacessíveis em ZF. Esse enunciado é significativo, sem discussão sobre
isso, e teria enorme impacto sobre a teoria de conjuntos. Além disso, o
Kiselev também não colabora: não forneceu um outline e não expõe tão bem
quanto o Nelson. Por isso, acho que vai dar mais trabalho nesse caso.

Como já escrevi aqui na lista, considero a situação um pouco preocupante: é
provável que ninguém esteja checando isso. Ninguém vai ganhar nada parando o
seu trabalho para ver se está tudo certo. A única coisa que vi até hoje é:
"deve estar errado", "é duvidoso", etc. Desnecessário dizer que o valor
dessas afirmações é nulo. Não vai adiantar nada tentar adivinhar o que está
lá, é preciso sentar e olhar o trabalho do sujeito.

Abraço
Rodrigo