On Oct 03 2011, Rodrigo Freire wrote:
> Obrigado Márcio e a todos os que nos cumprimentaram aqui na lista ou por
> meio de mensagens privadas.
>
> Acho que esse tipo de trabalho deveria sim ser mais valorizado, mas não por
> esse caso específico do Nelson. De fato não é difícil achar o erro. Tenho
> certeza que o Daniel concorda comigo: não há muito mérito nesse caso.

De fato não há merito algum nesse caso, o erro era trivial e podia ser
encontrado em meia hora, mesmo por alguém que não tem nenhuma
familiaridade prévia com as coisas que o Nelson usou sobre complexidade de
Kolmogorov, teorema de Chatin, etc; um leitor que já tivesse familiaridade
prévia com essas coisas poderia achar o erro em dez minutos. O Nelson é
um grande matemático, muito cuidadoso, mas no caso provavelmente estava
parcialmente "cego" pela empolgação. O mistério para mim é, por exemplo,
por que não apareceram uma dúzia de posts na lista FOM no dia seguinte com
gente dizendo "o erro está aqui".

Talvez o problema seja mesmo que tomar cuidado e fazer as coisas
direitinho tem muito pouco valor hoje em dia. Talvez exista também um
problema de idolatração de celebridades. Sei lá.

No caso do Kiselev, pelo visto a coisa vai "ficar por isso mesmo" para
sempre...

[]s,
Daniel