De: logica-l-boun...@dimap.ufrn.br [logica-l-boun...@dimap.ufrn.br] em nome de
Walter Carnielli [walter.carnie...@gmail.com]
Enviado: quinta-feira, 11 de outubro de 2012 0:59
Para: Joao Marcos; Lista dos Logicos Brasileiros
Assunto: Re: [Logica-l] “Nao há necessidade nenhuma de usar lógica na
matemática” (Elon Lages Lima, pesquisador emérito e ex-diretor do IMPA)

essa  tradução que você  aponta  é que é a  "lógica  que  ninguém
precisa  saber"...

E ele diz  que  “Nao há necessidade  nenhuma de  usar  lógica"  na
**matemática**,  não na  matemática do ensino  médio...

Em 10 de outubro de 2012 23:33, Joao Marcos <botoc...@gmail.com> escreveu:

> Bom, o que ele diz, em contexto, é que se pode ser um matemático sem
> conhecer *lógica matemática*...  E não é bem verdade?

> Traduzindo para a terminologia usada pelo Elon no video:
>
> Sejam P a propriedade de "ser lindo", Q a propriedade de "ser
> divisível por 2" e R a propriedade de "ser divisível por 3".
>
> Então o Elon certamente escreveria, usando Teoria dos Conjuntos, algo como:
>
> P ⊆ Q^c  e  Q∩R ≠ ∅  ==>  R∩P^c ≠ ∅
>
> Parece razoável.  E certamente mais do que suficiente para os
> professores do Ensino Médio aos quais ele se dirige!
>
> JM

Prof. Dr. Walter Carnielli
Director
Centre for Logic, Epistemology and the History of Science – CLE
State University of Campinas –UNICAMP
13083-859 Campinas -SP, Brazil
Phone: (+55) (19) 3521-6517
Fax: (+55) (19) 3289-3269