Walter:

Como você sabe, em 1995 estudei com o Elon no IMPA.  Sei, como todos,
que estamos falando de um grande divulgador de matemática, algo como
uma versão brasileira de Paul Halmos, ao mesmo tempo que sei por
experiência que não se trata de uma pessoa especialmente "simpática".
Não tenho contudo santos no meu Panteão, e não tenho por objetivo de
vida defender este ou aquele professor como infalível.  Já ouvi,
aliás, barbaridades insuperáveis sobre Lógica ditas pelos próprios
lógicos matemáticos, e acredito que no video divulgado o pobre do Elon
passa *bem longe* de fazer algo parecido.  Basta tentar assistir sem
preconceito, o que recomendo a todos.

Creio que posso dizer que sei bem como é o "sentimento institucional"
acerca da Lógica que historicamente vigora entre os matemáticos (do
IMPA ou de outras partes).  Também posso atestar, por outro lado,
sobre a excelência da biblioteca do IMPA na área de Lógica.  Nada
disto afeta, insisto, a minha opinião sobre o video em questão, ou a
formalização, correta, que se pode fazer das asserções do quadrado
aristotélico usando Teoria dos Conjuntos, como mostrou Elon em seu
video, e eu mostrei em minha primeira mensagem a partir do
particularmente infeliz exemplo que você escolheu em sua mensagem...

Pareceu-me que a asserção de Elon sobre "os matemáticos do IMPA não
saberem Lógica (Matemática)" é o resultado de uma observação
essencialmente correta, e que a lição de reciclagem de Elon para os
professores do nível secundário sobre a "correspondência entre a
implicação lógica e a inclusão entre conjuntos" é bastante proveitosa.
 Nada de mais aí.  Por fim, a frase "Lógica Matemática é um assunto
interessante, não trivial, que deve ser estudado por pessoas que têm
interesse por aquilo", dita por Elon naquele video, pareceu-me tão
correta quanto cuidadosa.  Não compreendo a razão pela qual se poderia
chamar o video de "lamentável", como fez Décio.

A lição que Elon dá sobre o significado da implicação lógica no outro
video que eu enviei (agradeço a você por ter me dado a oportunidade de
encontrar este video na web), usando um exemplo sobre solução de
equações, é lúcida e impagável, melhor talvez do que qualquer outra
que eu já assisti apresentada por lógicos matemáticos.  Parabéns a
ele.

Joao Marcos

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/