Caros
Os filósofos da ciência que leio sabem do que falam: Suppes, Mittelsteadt,
Dalla Chiara, Butterfield, Saunders, Tian Cao, Toraldo di Francia, Hughes,
Bitbol, French, Putnam, Einstein, Schrödinger, Heisenberg, Ghirardi, Bohr,
Isham, etc etc. A escolha é nossa. Os físicos citados por mim são excelentes
filósofos também. Sim, há que se conhecer razoavelmente bem o assunto, senão
não dá...
Aqui temos gente boa: Osvaldo Pessoa, da Costa, Chibeni, e vários outros que
podem fazer ou fazem boa filosofia da ciência. Mas a grande maioria é composta
por historiadores mesmo. Não sei se é opção.
O que mais me entristece é que no BR há poucos locais para isso. Pergunto:
quantos cursos de filosofia da física são dados na USP, UNICAMP, para falar de
duas das principais? Acho que quase nada, porque é preciso conhecer física para
tanto. Aqui na UFSC, nossos alunos fazem cursos em outros departamentos e
conosco mesmo. Eu já revisei com eles cálculo, álgebra linear, reticulados,
teoria de conjuntos, lógica, o prof. Newton tem falado bastante de física, eu
mesmo de MQ, temos um colega da Fisica que no momento está dando um curso
introdutório de MQ aqui na filosofia,  etc etc. Necessário, só assim vejo que
pode funcionar. Sobram poucos alunos, mas são bons e valem a pena. Isso tudo é
mesmo para poucos. É o sentido bom e preciso da palavra "elitismo" (ah, antes
que me venham com algo, temos excelentes alunos de todas as classes e cores).
Abraços

Décio Krause
Departamento de Filosofia
Universidade Federal de Santa Catarina