OI Daniel.

Existe toda uma teoria sobre completude expressiva de lógicas
temporais em relação à lógica de primeira ordem.  Por exemplo, sabemos
que a lógica com operadores F(uturo) e P(assado) apenas NÃO são
expressivamente completas sobre os inteiros e reais, mas as lógicas
com operadores temporais binários U(ntil) e S(ince) são
expressivamente completos sobre os inteiros e reais, mas não sobre os
racionais, que necessitam de outros conectivos, chamados de conectivos
de Stavi.

Se v estiver interessado, toda esta teoria está em:  Temporal Logic:
Mathematical Foundations and Computational Aspects Volume 1 (OUP),
Dov M. Gabbay, Ian Hodkinson, Mark Reynolds

[]s

Marcelo

2013/5/26 Daniel Durante <dura...@ufrnet.br>:
> Colegas,
>
> Tenho uma dúvida boba que certamente  vocês podem me ajudar. Lendo algumas
> coisas básicas sobre lógica temporal, vi que uma maneira de tratar o assunto,
> que é inclusive expressivamente mais poderosa que a maneira padrão com
> operadores modais (temporais) é, no lugar disso, regimentar o discurso
> temporal em uma teoria de primeira ordem clássica. Ou seja, ao invés de
> operadores modais temporais, com regras de dedução e/ou axiomas próprios,
> teríamos simplesmente uma teoria de primeira ordem clássica que tem instantes
> [...]

Marcelo Finger
Department of Computer Science, Cornell University

on leave from:
 Departament of Computer Science, IME
 University of Sao Paulo
 http://www.ime.usp.br/~mfinger