Vocês não entenderam nada.
O único que chegou perto de entender foi o Alvaro.

Assistam isso: http://www.youtube.com/watch?v=SzgxxLCRo-E

E/ou leiam:
http://www.suzanaherculanohouzel.com/journal/2012/9/27/voce-quer-mesmo-ser-cientista.html
http://www.suzanaherculanohouzel.com/journal/2012/10/15/voce-quer-mesmo-ser-cientista-parte-2-uma-proposta-pratica.html

Não tem nada a ver com reserva de mercado.

O objetivo é que alunos de mestrado e doutorado recebam salário e não
bolsa. Segundo ela, assim os alunos poderiam ser mais cobrados.

Não tem nada a ver com exigência de diploma de doutorado (seria necessário
só um diploma superior) para ser "cientista". Hoje em dia existe algum
cientista no brasil sem diploma superior?

2013/7/29 <alv...@lunabay.com.br>

> Pelo que entendi, de uma entrevista da Suzana e de algumas leituras
> rápidas, uma das intenções dela é desvincular a atividade de
> pesquisador/cientista da profissão de professor universitário,
> especialmente nas universidades públicas. Afinal, em poucos casos no
> Brasil o pesquisador pode atuar sem ter prestado concurso para professor
> e sem ter uma carga semanal de aulas. Não estou me posicionando a favor,
> até mesmo porque gosto de lecionar, mas acho que é isso que ela pensa.
>

> Abraços,
>
> Alvaro Augusto

> [...]

Adolfo Neto
Assistant Professor - Federal University of Technology, Paraná
Web: http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~adolfo
Twitter: http://twitter.com/adolfont
Mestrado em Computação Aplicada: http://www.ppgca.ct.utfpr.edu.br