Olá Claudio,

Na página 103 aquele R pode até ser uma "relação-classe",  e em boa parte
das aplicações pode ser até a relação de pertinência (entendida como
relação-classe). A primeira vez que aparece pred(A,x,R) no livro é na
página 14, especificamente para ordens lineares  (no sentido estrito, em
particular sim irreflexiva).

Até

[]s  Samuel

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/3bc40abe-3b63-46c0-98e9-1c1237868ddan%40dimap.ufrn.br.