Caros:
(texto corrigido)

No meu entender, Odds ou chance eh um sinonimo de Probabilidade, Pr(.)
Odds Ratio, eh uma Razao de Probabilidades.
QUE Razao de que probabilidades?  –  Depende do contexto!

Contexto 1:
Dada uma Variavel aleatoria Booleana isolada, V

OR_1  = Pr(V=1) / Pr(V=0)
eh a Razaao de Chances de V=1 "contra" V=0

Contexto 2:
Dada uma Tabela de Contengencia, de uma
Variavel aleatoria Booleana, V , conjuntamente com um
Covariavel aleatoria Booleana C, eh comum definir

OR_2  = Pr(V=1 | C=1) /  Pr(V=1 | C=0)

Outros contextos sao possiveis, mas um Odds Ratio, ou Razao de Chances
eh sempre definido para ser utilizado como "contraste" entre duas situacoes.

Na Epistemologia Neo-BAYESIANA do deFinetti uma Razao de Chances pode ser
interpretada como uma entrada no Livro de um BookMaker (Gerente de apostas?)
utilizada para como Base de Calculo para o pagamento de apostas.

O real pagamento eh calculado a partir desta Base de Calculo mais um
Spread (Margem?) que inclui "extras" como:
(a) a remuneracao do Gerente de apostas;
(b) valor do "Re-seguro" para protecao de grandes perdas;
(c)  valor do Imposto sobre apostas, "taxa de protecao", etc.

De qq forma, o Odds Ratio (Razao de Chances) de uma aposta depende
das condicoes em que a aposta eh feita, i.e., das condicoes que especificam
quem ganhou, da informacao colateral disponivel ou assumida na aposta, etc.

Sera que resolveu?
Tudo de bom,  ---Julio