Olá Rogério!

O fato de se questionar qual é a probabilidade, depois que uma porta já foi
aberta não faz com que a probabilidade agora passe a ser de 50% (e não de 2/3
como no problema abaixo)? Porque a porta aberta não entrou em questão, é como
se ela nunca existisse (poderíamos até ter 50 portas abertas, isso não mudaria
a probabilidade com uma troca de porta). Acho que depois que uma porta já está
aberta, quando se pergunta se a medança de porta aumentaria a probabilidade é
uma situação diferente da do problema abaixo e a resposta deveria ser: NÂO.
Diferentemente de se ter, por exemplo, dois candidatos, um decidido a mudar
(2/3 de ganhar) e outro decidido a não mudar (1/3 de ganhar).

Alguém me disse que esse problema causou muita discussão nos EUA, durante muito
tempo,  e pessoas respeitáveis divergiram de opiniões. Teria sido por causa
desse detalhe na formulação do problema, transformando-o em dois problemas
distintos?
 Será que estou viajando?

Desde já, meus agradecimentos pela atenção.

> Date: Sat, 3 Oct 2009 23:37:24 -0300
> Subject: [obm-l] Re: [obm-l] são diferentes?
> From: abrlw...@gmail.com
> To: obm-l@mat.puc-rio.br
>
> Ola' JSilva,
> eu nao vi diferenca sensivel entre os enunciados, mas vamos la'...
> No "velho problema", quem muda de porta tem 2/3 de probabilidade de
> ganhar o carro, o que significa que, se não mudar de porta, tem apenas
> 1/3 de chance.
> Portanto, se o candidato resolve mudar de porta, ele dobra sua chance
> de ganhar o carro.
> [...]

Você sabia que o Hotmail mudou? Clique e descubra as novidades.
http://www.microsoft.com/brasil/windows/windowslive/products/hotmail.aspx

Responder a