Ola' Patricia e
Ojesed 'alo

se o apresentador nao conhece o que existe atras das portas, de fato
nao faz diferenca.

Mas imagine que o apresentador saiba o que ha' atras de cada porta, e
que ele abra sempre uma porta com um bode.
A sua intuicao lhe diz que, como sobram apenas 2 portas ao final,
entao a probabilidade do carro estar atras da porta que voce escolheu
e' de 1/2.

Bem, isso significa que, a longo prazo, de cada 10 vezes que voce for
ao programa, voce podera' sempre permanecer na porta inicial, e na
media, devera' ganhar 5 carros, certo?

Mas agora imagine que haja, nao 3, mas 1000 portas no palco.

Voce escolhe uma delas; o apresentador abre outras 998 portas (com
bodes), e novamente sobram (fechadas) somente a sua porta e apenas
mais uma outra.

Pelo mesmo raciocinio anterior, voce novamente diria que a chance de
ter um carro na sua porta e' de 50%, pois sobraram apenas 2 portas
fechadas.

Portanto, você pode continuar na sua porta inicial, e novamente a
expectativa e' que (a longo prazo) de cada 10 vezes que voce for ao
programa, voce ganhara' 5 carros.

Agora me diga: sera' mesmo que, de cada 10 vezes que voce vai ao
programa, voce consegue acertar o carro em 5 vezes? No meio de 1000
portas???

Eu gosto muito desse exemplo...
:)

[]'s