Basta provar que (1+1/n)^n<=3 para todo n (e não será necessário falar em limites). De fato, isto é equivalente a
          3n^n>=(n+1)^n, que é equivalente a
          (n+1).(n/3)^n>=((n+1)/3)^(n+1), e agora é usar o PIF.
   A.

Citando Marcos Martinelli <mffmartine...@gmail.com>:

Uma desigualdade um pouco mais forte (e com uma demonstração legal) seria a
seguinte:

(n!) >= (n^n)/(e^((2*n^2-3*n+1)/(2*n)))

Em 23 de março de 2012 15:21, Bernardo Freitas Paulo da Costa <
bernardo...@gmail.com> escreveu:

2012/3/23 terence thirteen <peterdirich...@gmail.com>:

> Acho que uma ideia seria demonstrar que para n grande vale o seguinte:
> n+1 > ((n+1)/3)^(n+1) / ((n/3)^n)
>
> Aí o PIF seria multiplicando isso de 1 até N.
A idéia é essa, mas você não pode multiplicar de 1 até N, você prova
que é verdade para n= 1,2,3,4,5,6 na mão e depois acho que deve dar
certo.

(O limite do termo à esquerda deve ser algo como exp(qualquer coisa),
então talvez não vale para 1, como você mesmo disse, basta para n
grande, então você tem que provar a base do PIF para n "logo antes de
ser grande". Aliás, isso é um bom começo prum paradoxo que eu
conheço...)

Abraços
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa

        Arlane Manoel S Silva
  Departamento de Matemática Aplicada
Instituto de Matemática e Estatística-USP