2012/3/24 Marcos Martinelli <mffmartine...@gmail.com>:
> Bernardo,
>
> olhei para a função ln(t) (1 <= t <= n) e, tentei uma aproximação
> retangular a partir dos vértices [(t,0), (t,ln(t)), (t+1,0) e (t+1,ln(t+1)]
> para demonstrar a primeira desigualdade aqui proposta. Realmente funciona.
>
> Mas tentei melhorar minha desigualdade. Sendo assim, tentei procurar
> trapézios a partir dos vértices [(t,0), (t,ln(t)-1/t), (t+1,0) e
> (t+1,ln(t+1)] (aqui a idéia foi considerar a reta tangente no ponto
> (t+1,ln(t+1)) à curva ln(t)).
>
> Acabei desembocando na igualdade citada anteriormente.
Ah, ok!

Mas veja só: aproximar a integral da segunda forma me parece pior do
que a primeira que você fez, porque afinal de contas você está usando
um trapézio "bem pior" do que o primeiro caso, não? Desta forma, você
está incluindo um erro que eu acho desnecessário. Aliás, eu acabei de
fazer as contas, com os trapézios clássicos, você pode provar que

2.3700 ~ exp(1 - pi^2/72) < n! / ( n^n e^(-n) raiz(n) ) < exp(1) ~ 2.718281828

e a constante "certa" é raiz(2 pi) ~ 2.506628274. (O limite superior
vem direto, o inferior dá um trabalhinho pra estimar os erros dos
trapézios e obter uma série convergente)

Abraços,
--
Bernardo Freitas Paulo da Costa