Bernardo,

olhei para a função ln(t) (1 <= t <= n) e, tentei uma aproximação
retangular a partir dos vértices [(t,0), (t,ln(t)), (t+1,0) e (t+1,ln(t+1)]
para demonstrar a primeira desigualdade aqui proposta. Realmente funciona.

Mas tentei melhorar minha desigualdade. Sendo assim, tentei procurar
trapézios a partir dos vértices [(t,0), (t,ln(t)-1/t), (t+1,0) e
(t+1,ln(t+1)] (aqui a idéia foi considerar a reta tangente no ponto
(t+1,ln(t+1)) à curva ln(t)).

Acabei desembocando na igualdade citada anteriormente.

Abs.

Responder a