Oi, Vanessa.

A meu ver há algum erro no enunciado da primeira questão.

Veja bem, se Roberto é amigo de Paulo e, por II, Mário não é amigo de
qualquer amigo de Paulo, então, Mário não é amigo de Roberto. Mas a
afirmação três nos diz que Mário é amigo de Roberto. Logo, como o enunciado
nos diz que I, II e III são verdadeiras, temos que "Roberto é amigo de
Paulo" é falsa. Agora, de uma proposição falsa, posso inferir qualquer
coisa, verdadeira ou falsa. Isso porque a tabela verdade da proposição "se
p  então q" só resulta em falso quando p verdadeira e q falsa. Assim, todas
as alternativas estão corretas.

Estou certo ou deixei passar alguma coisa?

Atenciosamente.

Hugo.

Em 7 de abril de 2012 20:35, Vanessa Nunes de Souza <
vanessani...@hotmail.com> escreveu:

> Caros colegas, se puderem me ajudar nessas questões, agradeço.
>
> 1- Considere verdadeira as 3 seguintes afirmações:
>
> I- Todos os amigos de João são amigos de Mario.
> II- Mario não é amigo de qualquer amigo de Paulo.
> III-Mario é amigo de Roberto.
>
> Se Roberto é amigo de Paulo, então:
> a) Antônio é amigo de Mário.
> b) João é amigo de Roberto.
> c) Mario é amigo de Roberto.
> d) Antônio é amigo de Jõao.
>
> 2- No triângulo ABC tem-se que BÂC mede 80 graus, ABC mede 40 graus e BC=4
> cm. Se sen 20=K, então a medida de AC é?

> [...]

Responder a