Oi, Heitor e Bruno.

Pois eh, este problema eh famoso... vejam aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/Boy_or_Girl_paradox

O espaco amostral razoavel eh aquele mesmo omega que o Bruno pos. Do
jeito que eu interpreto probabilidade (sou Bayesiano) nao precisa
supor infinitos casais -- mas eh necessario fazer as hipoteses usuais
de que filhos e filhas sejam igualmente provaveis e de que o sexo dos
filhos sao independentes um do outro. Neste caso, a distribuicao de
probabilidade em omega eh 1/4 para cada um dos 4 eventos elementares.
Entao:

A) Pr( (h,h) | {(h,m),(m,h),(h,h)})=(1/4)/(3/4)=1/3. (interpretei como
"pelo menos um filho homem")
B) Pr( (h,h) | {(h,m),(h,h)} )=(1/4)/(2/4)=1/2.

Eh isso mesmo: em linguagem coloquial imprecisa, 1/3 dos (casais que
tem pelo menos um filho homem) tem dois filhos homens; mas 1/2 dos
casais (cujo filho mais velho eh homem) tem dois filhos homens.

Agora, cuidado -- a probabilidade depende um bocado de COMO voce
descobriu que pelo menos um filho eh homem.

-- Se voce perguntou explicitamente ao casal "pelo menos um dos seus
filhos eh homem" e soh deixou eles responderem "sim" ou "nao", neste
caso, a probabilidade eh 1/3. Em linguagem imprecisa, 1/3 dos casais
que responderem "sim" terao dois filhos homens.

-- Agora, se voce perguntar ao casal "pense aleatoriamente em uma de
suas 2 criancas. Pensou? Eh um homem?" e eles responderem "sim", agora
a resposta eh 1/2, mesmo que voce nao saiba nada da crianca pensada
alem de ela ser homem! Sim, isto eh BEM DIFERENTE da situacao
anterior, onde voce faz o casal pensar em AMBOS os filhos antes de
responder -- aqui eles soh pensaram em um deles! Para fazer este aqui,
voce teria que aumentar o espaco amostral para incluir em que filho
eles pensaram. Ficaria algo assim: (x,y,z) onde (x,y) sao os filhos e
z eh o filho que eles escolheram, supostamente com probabilidade 1/2.
O espaco amostral seria:
{(h,h,h),(h,h,h),(h,m,h),(h,m,m),(m,h,m),(m,h,h),(m,m,m),(m,m,m)} onde
cada elemento tem 1/8 de probabilidade (ou junte aqueles (h,h,h) e
aqueles (m,m,m) cada um com 1/4). Entao

Pr( (h,h,?) | (?,?,h) ) = 2/4=1/2.

Isto eh equivalente a perguntar "o mais velho eh homem?" e receber um
"sim" de resposta!

---///---

Para complicar, aqui vai o terceiro problema: voce pergunta ao casal
"pelo menos um de seus filhos eh homem?" e o casal responde "sim, o
mais velho eh homem". Qual eh a probabilidade de ambos serem homens?
Que outros dados voce precisaria, ou que hipoteses voce faria para
calcular isso? :) :) :) :)

Abraco,
       Ralph