Do jeito que eu vejo o problema faltam dados. Voce precisaria ter uma
ideia do seguinte:

i) Supondo que os filhos sao (h,h), quao frequentemente o casal
responderia deste jeito "sim, o mais velho eh homem"? Quao
frequentemente responderia "sim, o mais NOVO eh homem", ou
simplesmente "sim" ou qualquer outra coisa?
ii) E se fossem (h,m)? Quao frequentemente eles diriam "sim, o mais
velho eh homem" versus outras coisas?

E, convenhamos, estas probabilidades nao sao obvias, dependem mais de
psicologia do que de matematica.... Por isso que, nos problemas
originais, a gente limitava as respostas a "sim" ou "nao", e imaginava
que os casais nunca mentiam -- ai nao precisava de nada disso, porque
o que o casal respondia era o que voce sabia, e nada mais.

(Alias, note-se: nos problemas originais, se o casal mente de vez em
quando, voce teria que (i) ter uma ideia de quao frequentemente os
casais mentem e (ii) fatorar essa informacao no problema, o que pode
modificar a resposta!)

Abraco,
        Ralph