Bom, depende muito do que chamamos de "formas"... Vou supor que as posicoes
sao todas importantes e rotuladas. Digo, vou contar como *diferentes*
preenchimentos que difiram por rotacao, reflexao ou permutacao dos numeros.

Eu comecaria notando que se alguma posicao preenche o quadrado, entao
qualquer permutacao dos numeros 1234 nela tambem serve. Digo, se voce me
der uma posicao valida, trocando todos os 1 por 3, 3 por 2, 2 por 1 e
mantendo os 4s, por exemplo, voce acha outra posicao que eh valida. Assim,
posso supor que o quadrado de cima eh 1234 em uma ordem especifica, contar
o numero de preenchimentos a partir dali, e multiplicar por 24.

Ou seja, vou contar quantos quadrados ha da forma
12AB
34CD
EFGH
IJKL
e multiplicar por 24.

Agora, note que se trocarmos as duas ultimas colunas a partir de uma
solucao valida, temos uma nova solucao valida distinta. Idem se trocarmos
as 2 linhas de baixo. Entao posso supor AB=34 e EI=24 se eu desejar. Ou
seja, basta contar o numero de quadrados da forma
1234
34CD
2FGH
4JKL
e multiplicar por 24x2x2=96.

Note que o ultimo 4 tem que ir para a posicao G. Como se fosse um Sudoku
(bom, eh um Sudoku!), vou marcar as possibilidades para as letras que
faltam:
1   2    3     4
3   4  {12}  {12}
2 {13}   4   {13}
4 {13} {12} {123}
(isto fica melhor em fonte de largura fixa)

Entao o 2 ocupa vertices opostos do retangulo CDLK. Assim, temos duas
posicoes para os 2 que faltam:
-- Se C=L=2, entao o 3 tem que ir para J e H e o resto sao 1s. Ou seja,
temos a PRIMEIRA solucao:
1234
3421
2143
4312

-- Por outro lado, se D=K=2, entao devemos ter C=1... Hmmmm....
1234
3412
2F4H
4J2L
e agora ainda posso escolher duas maneiras validas de botar o 1 e o 3. Em
suma, temos a SEGUNDA:
1234
3412
2143
4321
e a TERCEIRA solucoes
1234
3412
2341
4123

Enfim, todas as solucoes serao obtidas a partir dessas tres, trocando as
duas ultimas colunas ou as duas ultimas linhas de lugar, ou permutando os
numeros 1, 2, 3, 4 (e, sim, serao todas diferentes, pois a permutacao
determina o quadrante noroeste, e as trocas de linhas/colunas determinam CD
e EI).

Entao, se eu nao errei bobagem, o total eh 3x2x2x24=288. Estou com o seu
numero! :)

Abraco, Ralph.