" No mundo 2D um banco de 2 pernas não balança, mas um de 3 pernas pode
balançar."

Aqui estamos falando de uma curva no plano e de um número real positivo d,
suficientemente pequeno de modo que, para todo ponto A na curva, existe um
ponto B na curva com dist(A,B) = d.
A e B são as pontas das pernas do banco 2D.
Isso será verdade se todo ponto da curva for o centro de uma circunferência
de raio d que intersecta a curva.

Um terceiro ponto C, a distâncias predeterminadas de A e B, pode não
pertencer à curva (ou seja, o triângulo ABC não estará inscrito na curva).
Mas é possível deslizar a corda AB, de comprimento constante, ao longo de
toda a curva.

No caso 3D, temos uma superfície no espaço e 3 números reais positivos a,
b, c, com cada um menor do que a soma dos outros dois, de modo que, para
cada A na superfície, é possível achar B e C na superfície com dist(A,B) =
c, dist(A,C) = b e dist(B,C) = a.
E é possível deslizar o triângulo ABC, com lados de comprimento constante,
ao longo de toda a superfície.
Mas, fixado A na superfície, não me parece tão simples construir B e C.