On Mon, Jan 23, 2023 at 12:52 PM Claudio Buffara
<claudio.buff...@gmail.com> wrote:

> Obrigado, Wagner e Ponce:
>
> Eu tinha pensado em algo na linha do que o Ponce escreveu, ainda que em
> certos casos patológicos (pelo menos de piso...) o terceiro pé pode não
> encontrar apoio: imagine um piso com um pico fino em algum lugar (p.ex. a
> superfície gerada pela revolução de z = 1/(1+(x^2+y^2)^20) em torno do eixo
> z). Neste caso, precisaríamos de uma cadeira bem pequena, ou pelo menos com
> as pontas dos pés bem próximas umas das outras.

Pois é, eu acho que tem uma questão interessante de estabilidade que é
a seguinte: se você pegar um banco de 3 pés e botar na encosta de uma
montanha (bem íngreme!), ele vai rolar ladeira abaixo.  Porque a
projeção do centro de gravidade cai fora do triângulo determinado pelo
contato com o solo (que define as normais que podem segurar a cadeira
em posição estática).  Uma cadeira de 4 pés só é bamba porque uma
pessoa não consegue ficar (infinitesimalmente) parada, e daí o centro
de gravidade oscila entre os triângulos formados por dois pares de
três apoios, por exemplo ABC e ACD.

Bernardo