Bom dia ammorim...
Não sei qual a sua arquitetura de disco e distribuição dos arquivos sobre
eles... Mas é normal que em sistemas de grande atividade tenha-se uma carga
mais elevada sobre os redos...
O ideal seria ter os redos em discos bem velozes e separados dos demais...
Além disso, creio que um aumento no tamanho dos redos pode lhe trazer alguns
benefícios sim... Vc não informa, mas imagino que tenha este banco em modo
ARCHIVE correto? Se sim, o processo de swicth dos logs forçará a criação de
um archivelog, o que gera ainda mais um "esforço" do SO em disco...
Com os redos maiores, vc aumenta [tempo] o intervalo da geração dos
archives, e consequentemente a gravação em dos archives em disco...
Acompanhe o comportamento do banco durante estes "gargalos" na hora de
comitar... Veja se o problema está mesmo nos redos ou se todo seu subsystem
de IO está com uma performance prejudicada...
Ainda com relação ao tamanho dos redos e grupos, acompanhe na v$log (select
* from v$log order by 3;) o campo STATUS... veja se aparecem alguns como
INACTIVE... Se houver, não acho que será necessário adicionar mais grupos ou
aumentar o tamanho dos redos, e sim verificar seu IO no geral...
Esta é uma percepção, de certo o Chiappa ou os outros Gurus aqui do forum tb
terão mais ifnormações pra adicionar...
Abraços.