Brother o ORACLE RAC é uma solução de cluster ativo - ativo , voce não vai
encontrar nada que diga que dois nós, tres ou dez seja padrão, na verdade o
negocio é quanto mais melhor porem isso depende do seu negocio e voçe tambem
não tera uma performance absurda a grande sacada do RAC é manter a alta
disponibilidade da aplicação.