Caros,

O ponto mais impactante no desempenho com um número maior de
instâncias RAC são basicamente duas coisas:

- InterConnect;
- Aplicação.

O InterConnect pode virar gargalo se não se preocuparem com ele, não
podemos nos esquecer que quando um nó cai abruptamente do cluster,
quando ele é reiniciado, é feito o instance recovery deste nó, num
certo ponto, ocorre um "lock" global no BD, isso geralmente é rápido
(depende do InterConnect), mas pode se tornar o calcanhar de Aquiles.

O outro ponto é a aplicação... Aplicação mal escrita em single
instance já dá dor de cabeça, num ambiente RAC, com várias instâncias
concorrendo pelos mesmos recursos, pode prejudicar ainda mais o
desempenho.

Não há número mágico, tudo de depende do quão disponível você quer
ficar.

Abraços,

Marcus Vinicius Miguel Pedro
OCP Database 9i