É, ficou beeeem vago - já tinha sido dito (aqui no Forum mesmo. iirc) que
quando se fala em RAC em cada nó ativo temos ao menos uma INSTÂNCIA (o software
que fica residente em memória), e cada instâncias abrem um deternminado
DATABASE (conjunto de arquivos, como datafiles ,  initfiles , controlfiles,
etc), database esse que reside num disco/volume compartilhado acessível pra
todo mundo do RAC.

 Sendo assim, quando ele fala INSTÂNCIAS , fica absolutamente IMPRECISO se ele
quer ter mais instâncias (ie, NóS) , em OUTRAs máquinas certamente, abrindo o
mesmo database que hoje existe, ** OU ** se ele quer criar um novo database e
nas mesmas máquinas que tem hoje criar novas insTãncias lendo esse NOVO
database...... É o que eu digo sempre, sempre, sempre : tudo começa com a
TERMINOLOGIA correta e precisa, se não só confusão e mal-entendidos são o
resultado, isso é uma Regra na nossa área...

  Isso posto, a resposta então seria :

  a) para ambos os casos NÂO HÁ uma Recomendação de máximos

  b) para número de nós (instâncias abrindo o mesmo database, cada uma numa
máquina (nó) diferente,  há um limite máximo aceito, que varia de acordo coma
Versão e Sistema Operacional , consulta a Documentação referente

  c) para DATABASES sendo abertos pelas máquinas que já existem hoje (uma
instância para cada database) aí não há iirc um Limite máximo

  d) seja para b) ou c) , EVIDENTEMENTE cada adição consome recursos (adição de
nó consome principalmente banda da rede de interconnect, adição de novas
instâncias abrindo um novo database consomem principalmente CPU e RAM (para os
processos diversos da instância, e para os caches, CADA instância que stiver
abrindo um dado database VAI TER a sua SGA, os seus processos internos, isso
consome CPU e RAM principalmente)

  Na prática, o maor número de nós que eu já vi ativos foi de 4, e para um
único RAC (ie, um único Clusterware e controles) num Cliente recente ele tinha
cerca de 6 databases sendo controlados nesse cluster (portanto 6 instâncias em
cada nó), e eram dois nós no caso :  repito porém, isso NÃO É recomendação, se
vc tiver os recursos de hardware TRANQUILAMENTE se pode ultrapassar isso...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Júlio César Corrêa <juliotubi...@...>
escreveu