Nah, eu ** duvido ** que os params NLS estejam corretos : pra mim, o que está
acontecendo aí é que talvez vc até tenha os NLS corretos NO DATABASE, mas no
RDBMS Oracle NECESSARIAMENTE os NLS do cliente se SOBREPÕEM ao do database,
então se vc tiver NLS incorretos no cliente que gera o arquivo-texto OU no
ambiente / sessão que vc cria para fazer a carga, como é correto esses NLS se
sobrepõem aos do database e vc recebe coisas trocadas.....
  Outra possibilidade Forte é que os character sets dos dois databases não
sejam os mesmos : SE isso acontecer e ambos não forem supersets um do outro,
vão ter conversões aí....

   Minha sugestão portanto é :

   a. confira os charactersets dos dois databases

   b. confira os settings NLS da sessão que gera o arquivo-texto (da SESSÃO,
não do database), consultando na NLS_SESSION_PARAMETERS a entrada dela

   c. tenha CERTEZA que o seu ambiente é capaz de gerar os caracters
necessários - por exemplo, no prompt DOS do Windows vc ajusta o codepage com
CHCP, numa tool gráfica isso varia, sendo que algumas GUIs (como por exemplo
tipicamente algumas feitas em Java) trabalham diretamente com Unicode

   d. na dúvida sete no seu ambiente as variáveis NLS diretamente para os
valores apropriados pro seu ambiente, sem confiar em defaults

   e. use a função de DUMP tanto no database Oracle origem quanto no destino
para ver quais os códigos que estão sendo lido/gravados

   f. abra o texto num editor Binário, para vc conferir quais códigos estão
sendo gerados

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Wanderson Barrence <wbarrence@...> escreveu