Paulo,

Na modalidade "por usuário", a Oracle considera usuário qualquer interface
de interação com o banco. Usando o exemplo da própria documentação de
licenciamento, imagine que você tem 20 funcionários coletando informações
com "pistolas" de código de barra, então você deveria ter licenciado 20
licenças, caso você tivesse 20 coletores automáticos (ex: uma esteira),
mesmo que sem interação humana, você necessitaria das mesmas 20 licenças.

Respondendo sua pergunta, mesmo que você só tenha um schema no banco, e
seus 100 funcionários conectam ao banco utilizando esse único schema, você
deverá ter 100 licenças. Caso você tenha uma aplicação web, aí o negócio
piora, pois você deverá ter licenciado a quantidade estimada de acessoas à
app.

2013/4/10 Paulo Couto <paulopcto2...@yahoo.com.br>

> Gostaria de saber se alguém do grupo já passou por alguma auditoria de
> licenças da Oracle e como a Oracle fica sabendo quantas pessoas se
> conectaram ao banco de dados.
>
> Onde trabalho temos licença por usuário e usamos a 10g Standard, agora a
> Oracle entrou em contato para que informemos quantas pessoas utilizam o
> banco atualmente.
>

> Ai gerou uma dúvida, se eu olho na V$SESSION me mostra conexões feitas
> desde 7 dias anteriores, lá eu tenho login de rede, nome da máquina e login
> do banco.

> [...]

Rosivaldo Azevedo Ramalho <rosiva...@gmail.com>
Consultor Oracle Database & Fusion Middlerware

http://about.me/rosivaldo