________________________________
 De: J. Laurindo Chiappa <jlchia...@yahoo.com.br>
Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br
Enviadas: Quarta-feira, 10 de Abril de 2013 23:06
Assunto: [oracle_br] Re: duvida licenciamento

Então, colega : primeiro, fique Claro que a versão Standard TANTO pode ser
licenciada por qtdade de usuários que conectam no banco (named users) QUANTO
por capacidade do servidor (basicamente uma taxa referente à qtdade/tipos de
CPUs e cores presentes), então antes de mais nada ACHE o contrato de licença
desse database e confira QUAL a opção de licenciamento que foi adquirida com
esse database, pois se foi por capacidade absolutamente NÂO importa a qtdade de
usuários, sim ???? Isso ** não ** fica Registrado em nenhum lugar do database,
só mesmo olhando no Contrato para vc saber e provar qual foi o tipo de
Licenciamento, em princípio...
CASO realmente a sua Licença seja por qtdade de usuários, a política é simples
: vc TEM que ter usuários reais e conhecidos, CADA pessoa física que for
conectar no banco de dados deve ter o seu usuário, e CADA processo
automatizado(como uma máquina que se comunica com o database, digamos) TEM que
ter o seu usuário.... OBVIAMENTE, isso funciona bem para aplicações
client/server ou em intranet, pois se vc executa um aplicativo em modo WEB, é
comum que vc não saiba exatamente quem/quantos/quais são os seus usuários
finais, e/ou que haja um webserver que conecta com o database usando apenas um
usuário - em situações do tipo, vc NÃO tem direito de usar named user licensing
(licença por usuário), devendo portanto licenciar por qtdade/performance dos
processadores....

Ainda discutindo licenciamento por usuário : o que a Oracle vai exigir de vc
nesse caso é (pirncipalmente) uma lista relacionando CADA usuário que vc criou
no database com o nome/rg/cpf da pessoa física, do funcionário da Empresa que
usa esse usuário de banco para conectar no database, é isso .... Para comprovar
a utilização, o Auditor vai trazer a cópia da Oracle do teu Contrato de Licença
e pode (vai, normalmente) comparar essa tua lista com a DBA_USERS e vai tanto
consultar a V$SESSION quanto as views de histórico de conexões, E também views
específicas como a V$LICENSE e a V$RESOURCE_LIMIT (estas duas últimas,
principalmente).... Dá uma olhada em
http://www.orafaq.com/wiki/Oracle_licensing#License_detection e na documentação
Oracle da sua versão para mais refs e exemplos...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Paulo Couto <paulopcto2002@...> escreveu