Pois então, colega : na verdade o Grupo é aberto para QUAISQUER dúvidas
referentes à utilização/administração de databases com o RDBMS Oracle, em
qualquer nível - se vc ver o histórico em
http://br.groups.yahoo.com/group/oracle_br/messages , vc vai ver que
recentemente tanto houveram pergutas/discussões de tópicos avançados (como
alta-disponibilidade, por exemplo) quanto de dúvidas mais básicas, como
conceitos básicos de backup RMAN, instalação do RDBMS sob Linux, condições de
pagamento da Licença de uso, etc...
   Penso que,talvez,  aonde vc possa ter tido uma expectativa diferente é na
UTILIZAÇÂO da ferramenta  - penso que vc esperava encontrar ARTIGOS com (por
exemplo) guia passo-a-passo de instalação do RDBMS, digamos, que é Exatamente o
que não temos aqui... A nossa atuação é mais á frente disso, nós somos um Fórum
de troca , por exemplo : suponhamos que vc é um iniciante,quer instalar o RDBMS
e vc Já usou as referências/textos apropriados (como a Documentação Oracle em
http://tahiti.oracle.com, os textos/guias em http://technet.oracle.com, os
diversos portais com artigos Oracle que citarei mais abaixo) , e mesmo assim
teve um problema : é AÌ que nós entramos, vc manda uma msg com os detalhes
todos e a gente tenta ajudar.... Ou ainda, digamos que vc vai fazer um backup
ou uma ação administrativa qquer no database, e os cenários descritos na
documentação e na ref não te atendem, e portanto vc ficou com dúvidas, ou quer
receber uma lista geral das melhores práticas : novamente, recebendo de vc os
detalhes , a gente pode informar...

   OU SEJA, nós Reagimos, nós não Proagimos, não temos Artigos ou guias
passo-a-passo : então, por mais básica que seja a sua dúvida, se vc não
encontrou na documentação e nos sites de referência a resposta, USE o fórum,
faça a sua pergunta (** não ** esquecendo de dizer qual guia vc estava
seguindo, onde vc olhou, quais refs, E os detalhes do seu ambiente), que quem
puder te ajudar CERTAMENTE o fará, okdoc ?

    Assim sendo, eu Recomendo que além da Associação aqui no fórum (e dos sites
Oracle acima, com Documentação e guias), vc Também use como referência os
principais sites - uma lista breve dos mais conhecidos que possuem material
para iniciantes seria  :

http://www.orafaq.com
http://blog.lisadobson.com/ (link Newbiews)
http://asktom.oracle.com
http://www.profissionaloracle.com.br/gpo/
http://www.sqlcourse.com/index.html
http://www.databasejournal.com/features/article.php/3593471/Oracle-Series.htm

e o velho pai Google : com um google-fu forte, vc acha muuuita coisa na grande
rede : para facilitar, vc pode também pesquisar via
http://www.miracleoy.fi/search.html , que é um atalho para um filtro de
pesquisa que só inclui bons sites sobre Oracle...

  E os conselhos gerais para quem está iniciando com RDBMS Oracle :

  a) vc vai ver que a maioria das boas fontes está em Inglês, então ao menos um
Inglês "técnico", num nível baixo que seja, VAI ser preciso

  b) é legal se puder fazer um Curso, e adquirir livros,  mas  os passos
iniciais Necessariamente seriam, imho : ler a parte Inicial da documentação (o
manual de conceitos básicos , baixar o software RDBMS Oracle em
http://technet.oracle.com (é grátis para uso Pessoal) e praticar, praticar e
praticar, meter as caras mesmo - cria uma tabela, insere uns dados , tenta
fazer uma Pesquisa do que inseriu....

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Jefferson Midei <eu@...> escreveu