Pessoal, estou vendo alguns colegas fazendo confusão em alguns pontos...

1 - Replicação Bi-Direcional
Gente, o que o Rafael precisa NÃO É replicação bi-direcional!
É um caso clássico de FailOver, StandBy, switch over, enfim, chamem como
quiser...
A replicação dele é unicamente do servidor ATIVO para o servidor standby.

"Ah, mas ele disse que quando o servidor secundário assumir, ele precisa
replicar pro primário também"
 - Por isso mesmo que se chama "switch over", a partir do momento que o
secundário assume a produção
é ele que passa a ser o primário! Isso é algo totalmente suportado pelo
DataGuard. Não há necessidade
de Golden Gate.

Golden Gate é para replicação realmente bi-direcional - os DOIS servidores
ficam ativos constantemente,
e quando um servidor sofre um insert (por exemplo), esse insert é replicado
pro outro (exemplinho bem básico).
No caso do Rafael, NÃO, somente um servidor é ativo, e ele vai replicando
pro servidor failover (secundário).
Caso haja algum problema no servidor primário, o secundário assume, e daí
PODE acontecer uma troca de papéis,
ou seja, o que era secundário vira primário, e vice-versa.... e daí
obviamente inverte também a direção da replicação.

2 - RAC

Pessoal, não há motivos pra citar RAC aqui. O cenário é completamente
diferente.
Em RAC temos 1 banco de dados (1 storage) e 2 ou mais instâncias (nós)
acessando o mesmo banco de dados.

O caso dele é de contingência do banco de dados... ele vai ter 2 banco de
dados idênticos.

No RAC, quando 1 nó, ou seja, 1 instância "cai", as outras assumem. Mas se
o STORAGE "cai", não é o RAC
que vai suprir esse problema. Se o storage cai, TUDO cai, correto?
No DataGuard não... no DataGuard existe a contingência do banco de dados
propriamente dito.
Se um storage cair, o outro está online aguardando para assumir a bronca.