Fui lá no cliente verificar. A demora em consulta ocorre, por exemplo:
O cara digita um código para retornar um nome. Quando estou logado no
windows XP a processo ocorre em 1s.
Quando mudo para o servidor linux esse mesmo processo leva de 2 a 3s
(em determinadas operações aumenta).
Tentei passar o parametro data=ordered (ou writeback) no fstab para
fazer journal somente do metadados porém não obtive melhorias.
Também coloquei o shared_buffers em 150Mb e o effective_cache_size em
512Mb sem resultados.

Considerando tudo isso, o problema é realmente o ext3 ? (eu não
consigo aceitar que um xp com 512 responda mais rápido que um slack
com pg compilado para 686 com 1gb de ram)