2012/9/11 Fábio Telles Rodriguez <fabio.tel...@gmail.com>:

> O problema não é nem tanto o ORM, mas como ele é vendido.

Inclusive.  Assim como tanta outra coisa, como agrupamento de
servidores só para retomar uma discussão recente…

> O povo aqui no trampo usa Hibernate...

Ih, só darem férias para o gajo e ele já tem o cérebro lavado!  ;-)

> bom sim. Eles me mostraram como o hibernate
> evoluiu em algumas coisas

Novidade para mim.  Mas duvido que tenham mudado o problema principal,
que é tentar mapear objetos com tabelas.

Eu ia perguntar em que evoluiu, mas estou longe desse mundo e acho que
nem ia entender mais.

> como dá para usar bem o cache dele a nosso favor

Sim, mas não precisa dum ORM para fazer cache na aplicação, certo?

> e eles sabem que em muitas situações temos que passar por fora dele, e
> principalmente, nunca, NUNCA modelar a base pensando no seu ORM.

Amém.

> A parte CRUD da aplicação pode usar um ORM sem problemas.

Nem ganhos…