GF> Há pouquíssimos ORM que tenham um mínimo de qualidade.
GF> Lembro do SQL Alchemy, do Python, e acho que o Diogo havia me dito que
GF> o Rails estava com um decente opcional na versão três.

O DBIx::Class também é
bastante razoável.

GF> Mas os ORMs geralmente atrasam o resultado, introduzindo problemas.
Nem sempre, a armadilha é que eles aceleram um milestone, e depois
atrasam outras, por isso a dificuldade de justificar o não-uso de um ORM
prum gerente de projeto, ainda mais esses "gerentes" que trabalham ad hoc e chamam de "ágil".

GF> A questão não é desempenho… e programar sem ORM não é mais difícil que
GF> usar os ORMs mais populares.  Só exige um mínimo de conhecimento de
GF> dados.
Não é mais difícil, mas pode ser trabalhoso, e reconheço que em boa
parte dos casos, não existe saída fácil. Mas existe um problema
recorrente em desenvolvimento que é inflar os dados normalizados do
banco pruma estrutura de dados sã que o teu software pode consumir, e
vice-versa, uma abstração boa pra esse problema pode acelerar sim o
desenvolvimento sem comprometer a qualidade do banco e das rotinas de
acesso.

Eden Cardim
+55 11 9644 8225
e...@insoli.de