Em 11/09/2012 20:53, Jean Domingues escreveu:
> Só pra apimentar a discussão, hoje programo com 90% da regra de negócio no
> banco de dados (não interesse em portar pra outro banco). Pode ser não ser a
> melhor alternativa, mas é bem rapido pra desenvolver.

Meu ponto de vista.

Você trabalha quebrando um conceito que é o SoC ( Separation of Concerns
), basicamente "cada macaco no seu galho". Me baseio nesta discussão [1]
pois concordo plenamente com a última opinião. Irei reproduzir as
palavras do autor do último post, para não termos que ir lá e depois
voltar à lista para colocarmos pontos de vista.

"1. Violação de princípios – Regra no banco viola o principio que
chamamos de Soc (separation os concern)
2. Falta de portabilidade – Regra no banco não tem garantias de
portabilidade entre diferentes vendores de SGDB. Vale lembrar que hoje
SGDB já considerando LEGADO advento do NoSql. ## resalto que até a
chegada do PostgreSQL 9.2 - Flávio Granato ##
3. Programação Pobre – regras no banco de dados não é OO e nem
funcional, sendo assim não tem como usar recursos como classes,
encapsulamento, agregação, composição, associação, herança e polimorfismo.
4. Performance Ruim – soluções com grande numero de acessos simultâneos
podem facilmente derrubar um SGDB, uma vez que um banco de dados não tem
todos os gerenciamentos de recursos e as otimizações devidas encontradas
em MIDDLEWARE como resources pooling, passivation, clustering, etc…" por
Fernando Franzini.

Minha experiência atual com esta questão banco x sistema ( aqui
generalizo e não levo só a OO ) é que estou com um projeto nas mãos que
tudo, literalmente tudo é uma procedure no banco, desde inserts a
updates e selects mais "trabalhosos" e digo que não é nada produtivo,
pois tudo tem que se criar uma procedure e desenvolver, "se" fosse por
conta do desenvolvedor orientado pelo DBA ( em nosso projeto não existe
mais o chapéu de DBA ) seria muito mais produtivo, pois paralelizaria o
desenvolvimento e não concentraria somente em uma pessoa, estamos
falando de equipe pequena 4 pessoas e de uma empresa que seu fim é
desenvolver software para outras empresas. Não sei se me fiz entender bem.

Lembro-vos que não estamos discutindo a opinião do Fernando Franzini...

1 http://www.tectura.com.br/topics/regras_de_negocio_banco_x_oo