  GF> Mas essa transformação não tem nada a ver com ORM!

Não tem se você não quiser enxergar dessa forma. Mas é perfeitamente razoável
usar um ORM como um transformador resultset -> JSON (ou XML, ou CSV, ou
tabulado, ou SVG, etc.), usando as abstrações típicas de um ORM (sic) onde você
entrega os dados do resultset pruma classe e ela cuida de serializar no formato
que você quiser. O ORM (sic) diz qual(is) classe(s) é(são) responsável(is) por
serializar esse conjunto de dados. Qual o problema dessa abordagem em
particular?

Eu vejo um problema quando os desenvolvedores tentam abstrair as tabelas em
classes equivalentes, etc. Isso realmente dá vazão aos desenvolvedores
modelarem o código de maneira errada. Mas quando você tem um mecanismo que
abstrai as responsabilidades de transformação de dados vindos do banco, não há
o menor problema, até porque você precisa fazer isso de um jeito ou de outro.
Essa mesma abordagem pode ser feita sem orientação a objetos, em linguagens
funcionais, por exemplo, você delegaria a responsabilidade pruma função.

  GF> Json não é particularmente orientado a objetos!

Engano seu e isso é off-topic, mas JSON é sigla de JavaScript *Object*
Notation. Uma estrutura JSON mapeia diretamente prum protótipo de objeto em
javascript que pode despachar métodos polimórficos, etc. etc.

Eden Cardim
+55 11 9644 8225
e...@insoli.de
--