Em 26 de outubro de 2012 10:46, luiz damascena
<luiz.damasc...@trt8.jus.br> escreveu:
> Tiago e comunidade.
>
> Tenho um legado Oracle que vai perdurar por algum tempo, e gostaria de usar
> essa infra como opção para um eventual alívio nos servidores Postgres, sob
> forma de consulta.
>
> O pessoal da Oracle só fala em procedimentos para trocar um banco pelo
> outro, e não procedimentos agendados de replicação...
>
> Como especulo que o pessoal daqui é menos "xiita", joguei a questão...

Olá, Luiz.

Não que exista má vontade para ajudar, mas converter um banco de
PostgreSQL para Oracle estaria fora do escopo desta lista que promove
o SGBD livre.

Também estou no ramo governamental e mesmo que não seja DBA (por
enquanto) eu tenho que conviver num ambiente com bancos PostgreSQL,
Oracle e Informix, e também com sistemas integrados que acessam
informações de mais de um destes SGBD.

Sobre a conversão, não entendo como usar a infra existente do Oracle
irá desafogar o PostgreSQL. Se eu bem entendi você quer fazer um
balanceamento de carga, certo? Se você quiser um banco "read-only"
sugiro criar outra instância e utilizar alguma ferramenta de
replicação, mas usando o PostgreSQL. Talvez até investir um pouco nos
servidores atuais seja menos oneroso.

Eu imagino que o custo (em horas) para fazer uma migração do
PostgreSQL para Oracle seja alto e irá resultar em uma estrutura
ineficiente.

Também desconheço alguma ferramenta de replicação entre bancos de
dados heterogêneos que seja confiável.

--
TIAGO J. ADAMI
http://www.adamiworks.com