Tiago Bugarin escreveu isso aí:
> [...]
> máquina da ex-namorada, renderizar filmes desenvolvidos por comunidades
> abertas, empacotar distribuições livres ou mesmo tocar vídeos no youtube,
> virar supernode numa rede p2p, encontrar vida fora da terra, destrinchar e
> interpretar genes de outras espécies vivas, realizar calculos matemáticos
> complexos, jogar counter-strike ou tetris etc.
>
> Ignorar esse único fato é, portanto, ignorar a aproximação deste tipo de
> tecnologia e de nós. É corroer a malha de desenvolvimento
> humano-tecnológico. É desmerecer o trabalho alheio.

Eu concordo que é importante que as pessoas saibam que isso (fazer um
cluster bastante potente com "poucos" recursos) é possível, mas num
meio técnico isso já não é novidade há muito tempo.

Talvez eu tenha errado na suposição de que essa lista seja um meio
técnico. (sem juízos de valor)

Além disso a comparação com o outro que custou milhões é forçada, porque
10 anos de evolução da indústria de processadores é muito tempo. Em
termos de capacidade de processamento, não dá pra comparar nada que é
feito hoje com algo que foi feito 10 anos atrás, é covardia.

> Te parafraseando, Terceiro, no dia em que tivermos construíndo coisas ao
> invés de só usando, esse tipo de notícia nos trará novas ferramentas para o
> desenvolvimento da nossa área de interesse, qualquer que ela seja.
> O desenvolvimento de software para clusters será muito mais importante agora
> que esse tipo de tecnologia se aproxima de nós.

Tomara.

> Só pra finalizar, que bom que esses caras foram bons de marketing e atraíram
> atenção para o projeto deles. Conheço muita gente *muito* boa desenvolvendo
> diversas coisas muito legais mas que não têm grana para alavancarem seus
> estudos e que muito provavelmente conseguiriam essa grana se fossem melhores
> no marketing. Sem sair do mundo opensource casos assim não faltam para
> provar isso.

E não acho que fazer divulgação seja "feio", só acho que nesse caso a
divulgação não foi completamente honesta. Porque a comparação com o Deep
Blue é forçada, como já disse, e porque esse tipo de coisa já é feito há
anos. Não estamos presenciando a descoberta da pólvora. ;)

--
Antonio Terceiro <[EMAIL PROTECTED]>
http://people.softwarelivre.org/~terceiro/