"Liberdade de escolha"  é o mote de outra campanha . . . Pra ser mais exato, dessa aqui: http://www.softwarechoice.org/ da "Coalização pela Livre Escolha de Software". :-)

Q eu me lembre, as 4 liberdades do SL são:
0 - liberdade de executar para qqr finalidade
1 - liberdade para estudar o funcionamento do programa
2 - liberdade para redistribuir o programa
3 - liberdade para aperfeiçoar o programa

Acho q há uma certa confusão com o uso da palavra "liberdade" em português, assim como havia com a palavra "free" em inglês (este último com o problema do "grátis"). As "liberdades" do SL não necessariamente se traduzem diretamente em "liberdades" em outras acepções. Fosse assim, teríamos de reclamar da GPL, por explo, q traz determinadas restrições à "liberdade" (não posso "fechar o código", por explo, e redistribuir somente binários) em prol de disseminar as "liberdades" do Software Livre.

Assim, não creio q o "primeiro dogma" seja "liberdade de escolha". Talvez, se formos explorar esse aspecto, seja "liberdade para NÃO escolher softwares proprietários" . . . ;-)

[ ]s,

olival.junior