2009/2/26 Marcelo Branco <marc...@softwarelivre.org>:
> É a primeira vez na minha vida que me deparo com membros da comunidade
> software livre defendendo essa posição conservadora. A mesma posição das
> gravadoras e das empresas do software privativo.

Não é porque estamos em lados opostos que eles não podem ter razão em
uma ou outra coisa. É errado piratear o Windows como é errado piratear
o último CD do U2.

> Em todas as minhas andanças pelo Brasil e pelo mundo, todos os membros de
> comunidades software livre que me deparei defendem o livre compartilhamento
> do conhecimento e a subversão do copyright pelo copyleft. Na maioria dos
> casos são as associações e os grupos de usuários de software livre que
> lideram a luta contra a criminalização e ilegalização do P2P. E todos estes
> membros são defensores do ideal do software livre.

Nunca fui acusado de não ser um defensor dos ideais do software livre,
precisamente por defender com unhas e dentes o direito dos seus
autores de disponibilizá-lo sob quaisquer condições que eles desejem,
mesmo que sejam inconvenientes pra mim (adoraria ver o ZFS dentro do
Linux, por exemplo, mas a escolha da Sun em usar a GPL3 não deixa).

O que você parece não querer entender, marcelo, é que para que o
copyleft possa subverter os usos inconvenientes do copyright, o
copyright precisa existir. Copyleft usa copyright como uma ferramenta
de subversão.

Eu sou totalmente favorável à diusponibilização voluntária do trabalho
artístico (o disco "Two Zombies Later", por exemplo, está no meu
playlist desde o dia em que comprei o iPod). O que eu não acho correto
é essa defesa da disponibilização forçada do trabalho de alguém que
prefere que ele seja vendido em lojas em discos de plástico.

É tão ruim assim pregar o respeito à vontade do autor? Alguém, por
favor, me explique porque isso é incompatível com a defesa dos valores
que deveríamos defender aqui.