Gente... É uma telco. O que vocês esperavam deles?

Outra coisa: a neutralidade não é apenas uma questão de liberdade, mas
é essencial para que a internet evolua como uma infra-estrutura de
serviços distribuída. Muita genta acha isso natural porque confunde
web e internet, mas internet também é VoIP, mensagens instantâneas,
IRC, podcasts (que usualmente trafegam usando os mesmos protocolos que
na web usamos para receber páginas de hipertexto)...

Neutralidade é importante porque não sabemos que cara vai ter a
próxima web ou que formas de comunicação ela vai usar.

Só sabemos que ela vai usar o encanamento de dados que está aí.

Mas nós também temos um problema. Boa parte da infra-estrutura que nós
usamos para trafegar dados foi financiada com os lucros exorbitantes
dessas mesmas telcos. Eu não sei o quanto teria sido viável construir
essa estrutura sem os enormes lucros que elas tiveram com tráfego de
voz (que era só o que esses canos carregavam até uns anos atrás).

Não podemos tirar o olho da viabilidade econômica do sistema, nem pelo
lado de viabilizar a construção de novos modelos de negócios sobre uma
rede neutra, nem pelo lado de entender como incentivar o
desenvolvimento de uma rede neutra propriamente dita.

Roteadores sérios custam muito caro.

--
Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com