Em 12 de fevereiro de 2010 04:47, Pablo Sánchez <phack...@gmail.com>escreveu:

> Meu 1 vale mais que o seu 0.
>
> Concordo, valorar é algo muito complexo e subjetivo. O que não vale
> nda para você, é um tesouro para mim ex: garrafas pet para uns é ouro,
> para outros é lixo). Você vai valorar o meu bit?

Bom exemplo.

> Você paga o provedor por isso, e o provedor paga à telcom... tem que
> pagar mais ainda?

Claro que não temos que pagar mais. Quando eu contrato minha conexão de
acesso pago um valor por isso. E tenho que ter a garantia de ter acesso a
tudo que esteja disponível na rede. Se eu quero disponibilizar conteúdo eu
tenho que contratar outro servićo de hospedagem e mais banda.  Quem hospeda
conteúdos tem que pagar pela banda de acesso aos conteúdos. Então para uma
pessoa acessar um conteúdo, ela paga pela banda, e quem disponibiliza o
conteúdo também paga a banda. Não?

> O assunto não era esse exatamente... mas é parte do conjunto. Sim,
> podemos fazer isso, e a um custo bem menor que a chamada telefônica...
> Então, pensemos: é o novo modelo, que é barato, que está errado, ou é
> o antigo, que é caro, que não evoluiu?

Depois da privatizaćão ter um linha da telefônica ficou mais barato, mas as
taxas ficaram mais caras por péssimos servićos. O que é melhor? Antes ou
agora?

Pegamos carona nos investimentos de quem? Olha lembro que no fórum social
mundial e janeiro de 2009, o norte não tinha internet suficiente para
receber 100 mil pessoas, e enviar conteúdos pela rede. Tinhamos que contrar
servićos e lá ou era a Oi ou a Embratel.

A embratel mandou esses valores:

BLD 155M R$ 1.041.600,00 e R$ 1.569.856,82 (já com impostos)
BLD 622M R$ .4.179.840,00 e R$ 6.299.683,49 (com impostos)

Depois tinha mais Instalação/Ativação

BLD 155M R$ 25.000,00 (sem impostos) R$ 38.432,55 (com impostos)
BLD 622M R$ 49.500,00 (sem impostos) e R$ 74.604,37 (com impostos)

com esse teríamos uma conexão de 155mb ou 622mb por 30 dias. Nós iriamos
pagar grande parte da infra, e a embratel iria depois continuar a utulizar
essa infra para vender seus servićos no futuro através de uma
infra-estrutura que o FSM iria pagar.

Então, quem paga pela infra-estrutura?

Everton Rodrigues
Blog Brasil Autogestionário