Mas neutralidade da rede também quer dizer tratar tudo como bits e não
atribuir-lhes um valor que vá além disso. Dizer que bens imateriais
andam pela rede é um gancho para atribuir um valor ao dado que é
trafegado.

Eu acho perfeitamente justo e coerente pagar preços razoáveis (ênfase
em razoáveis) de acordo com o volume de tráfego que eu gero. Já sou
cobrado pela energia, espaço físico e rede do servidor que mora no
data-center. Se eu extrapolar o limite de dados, eu tenho que pagar
mais por isso. Não é fácil estourar esse limite, mas é uma coisa com a
qual eu teria que me preocupar se eu resolvesse hospedar, por exemplo,
um videocast.

Banda custa dinheiro, infra custa dinheiro e alguém precisa pagar por
isso. Passamos vários anos pegando carona nos investimentos que foram
feitos para trafegar voz, que já tinham sido completamente amortizados
quando chegamos, mas isso não quer dizer que isso dure para sempre
(até mesmo porque telefonia sobre IP é uma das coisas que nós
inventamos).

Para você ter uma idéia dos limites a que, por exemplo, eu estou
sujeito, eu precisaria de algumas centenas de milhates de page-views
por dia para esgotar o meu limite mensal. Se o faturamento vindo de
banners se mantiver diretamente proporcional ao tráfego, quando eu
esbarrar no limite de banda mensal, estarei ganhando algo em torno de
US$ 4000/mês.

Eu adoraria precisar de uma conta com limite de banda maior.

--
Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com