2010/2/11 Thiago Harry <thiagoha...@riseup.net>:

> A telefônica tem um lucro de cerca de 500 milhões de dólares por
> trimestre. Ela é uma empresa espanhola que à um preço bastante reduzido
> comprou sua parte em um oligopólio de um recurso nacional estratégico.
> Levou junto à preço de banana toda uma infra-estrutura já existente
> construída com o dinheiro dos impostos de todos os brasileiros. O dinheiro
> que ela gastou já foi recuperado muitas e muitas vezes com seu lucro (se
> não me engano, levou cerca de 2 anos).

Foi um leilão e ela só levou porque pagou mais do que os outros que
queriam. Mais que isso: eu lembro de como era impossivel comprar um
telefone nos tempos da Telesp e como a Telefônica foi obrigada a
cumprir metas de expansão da infra-estrutura que nos deram uma
qualidade de serviço impensável nos tempos da estatal.

Mas eu concordo que as metas e regulações têm que ser agressivas nesse
oligpólio e a competição tem que ser protegida.

> Mas eu ficaria mais feliz se pelo menos a Telefônica não viesse
> com esta conversa de que quer condicionar a disseminação de mensagens pela
> Internet à renda e possibilidade de pagar de um internauta.

Eu adoro a idéia de considerarmos acesso à internet um meio de acesso
necessário para o completo exercício dos direitos civis (sem esquecer
da educação necessária para exercê-los), mas não sei se complicar a
estrutura de custeio criando subsídios seja o caminho menos doloroso.

--
Ricardo Bánffy
http://www.dieblinkenlights.com