2010/2/22 Anahuac <anah...@anahuac.biz>:

> Eu poderia jurar que a última crise econômica mundial sepultou de vez a
> esperança de que o livre mercado seja uma solução.
>
> Mas isso aconteceu a apenas dois anos. Muita gente não tem memória
> suficiente.

HAhAhAhaa,..Anahuac --
essa merecia ir para um quadro.

mas então, só pra não ficar só no "+1" (porque lista de discussão
nãodá pra isso) deixa eu acrescentar meus palpites aqui:

banffy: normalemtne concordo contigo -- mas nessa questão de estatismo
x iniciativa privada você está se comportando com um medo - e usando
arguemtnos - irracionais.

Ok.
Em teoria, se você tivesse um mercado com livre concorrência: várias
emrpesas com as emsams regras, uma agência reguladora que
supervisionasse isso direito; contratos de concessão que obrigassem o
forneciemtno dos serviços básicos ara as regiões cujo desenvolvimento
não vai compensar o investimento de imediato, a coisa funcionaria.
E é isso que você está defendendendo: que é só por pilhas novas na
agência regladora, e tudo vai funcionar.

Só que: isso é tão "bom na teoria" quanto o "estatismo de Stalin que
qeubrou coma União Soviética" - Na teoria fucnionaria bem - não
funcionou na prática.

E na prática, nosso "livre mercado" não é tão "livre" assim, nossas
agências regualoras não regulam bem(nos dois sentidos), nossa justiça
não se justifica, e assim vai. #facts!

E quando digo "nossa", não é só a brasileira - é a humana. Hoje mesmo
um dos motivos para estourar foguete pelo Software Livre foi um acordo
na justiça americana em que a licença Artistic License foi "upheld", e
o autor conseguiu provar que não era o mesmo que colocar seu software
em domínio público.

Só que pra chegar aí, além de 5 anos se arrastando nos tribunais, o
cara teve que pagar U$30.000,00 para bancar a _defesa_ do sujeito que
ele estava processando, só pra poder continuar o caso - por conta da
nossa "justiça justa".
(link aqui:
http://itmanagement.earthweb.com/features/article.php/3866316/Bruce-Perens-Inside-Open-Sources-Historic-Victory.htm
)

Então, no nosso "modelo teóricamente bonitinho" sabe quando, nem digo
nem  o cara do interior do Pará, , mas por exemploo bairro de classe
média em Americana/SP onde fica instalada a FATEC - faculdade de
tecnolgoia que tem que cotnratar um link de rádio hoje, 2010, para
<1MbPs  -  terá banda larga???

(Nem a Net nem a Telefônica acham que vale a pena investir na
infraestrutura lá, mesmo com 100% das ruas asfaltadas, aguá, esgoto,
regional de trânsito, TV em todas as casas, uma faculdade de
Tecnologia com 3000 alunos e crescendo, etc...)

A estatal no caso vai: 1) prover uma outra forma de acesso pra onde as
privadas acharem que "não vale a pena"; 2) prover concorrência, que
pelo visto está faltando.
Ai, se  Net e a telefonica quiserem coloca ro discurso delas - que
será identico ao que você está apresentando aqui, vão ter que fazer
valer. Vão ter uqe responder quando é que vao levar internet ao
interior do Pará. E quero ver daí eles respodnerem "ah, quando a
agência regiladora crescer, e ficar politicamente independente,e  vier
dar multas que doam de verdade em mim, eu vou lá".
Não, eles não vão responder isso.

AGora..pessoal, vamos parar de "ou 8",  "ou 80" e olhar pra frente.