Comecem prestando atenção ao que os outros falam. Este abaixo é um bom
exemplo de como buscar diferenças nas semelhanças, levando ao confilito de
idéias, ao invés de ao encontro.

Tudo que o Bánffy falou cai em uma das possibilidades do que eu coloquei
antes:
1) discutir o que temos em comum (software livre)
2) discutir o que tem certa proximidade com o tópico (software livre)

Diante da posição do Bánffy, eu poderia ter um dos dois pensamentos:

a) Ele nem sabe que está concordando comigo, mas está procurando algo
diferente para ter opinião diferente, pois só o diferente é bom.

b) Ele está concordando comigo e colocando na suas próprias palavras a
maneira que ele entende, me ajudando a validar o que acabei de dizer. Como
suas intenções são boas, sabe que não há necessidade de dizer explicitamente
que concorda comigo, pois sabe que não me preocupo com essas coisas.

Obrigado Bánffy, pela confiança. Vou levar em consideração tudo que você
falou, da sua forma, e não apenas da minha. São duas visões sobre o mesmo
objeto, e ter compartilhado sua visão tornou a minha mais clara. No campo
das idéias somos parecidos e sempre poderemos concordar sobre algum ponto.

É claro que não vamos sempre tratar dessa maneira, porque fica muito
prolixo. Mas esse deve ser nosso diálogo interno se quisermos nos entender.

2010/3/16 Ricardo Bánffy <rban...@gmail.com>

> Se só discutirmos o que temos em comum, vamos limitar muito o escopo
> da lista. Quanto mais pessoas participarem dela, menos todos terão em
> comum.
>
> Em vez de fazer uma lista nova em que todos os dispostos a isso possam
> se desrespeitar, atacar, chamar de fascista, neocon, capitalista,
> leninista e tantos outros palavrões, podemos muito bem aprender a nos
> respeitar e a discordar mantendo a civilidade e usando a lista como
> uma ferramenta para discutirmos temas que são importantes (liberdades
> [...]

Existe mais de uma maneira de chegar lá
Se quiser ter certeza de alguma coisa, não estude

Glauber Machado Rodrigues

skype: glauber.rodrigues